O Projeto Alvenarias Cênicas – Oficinas Técnicas em cinco Territórios de Identidade Culturais da Bahia é fruto da trajetória trilhada pelo Grupo de Teatro Finos Trapos em 13 anos de atividades continuadas e das sistematizações realizadas por seus membros e colaboradores, aliando pesquisa e prática em distintas frentes de trabalho, quer seja artística profissional ou no âmbito acadêmico.

 A relevância do Curso Alvenarias Cênicas reside no seu caráter vocacional, despertando o interesse de artistas em formação em técnicas e procedimentos dos diversos fazeres que envolvem o teatro. Assim, a partir do contato com os conteúdos abordados no curso, os participantes poderão aprofundar seus conhecimentos e potencializar ainda mais o fazer cênico nas suas localidades.

 Este projeto prevê  a realização do fórum de discussão: Desafios e Perspectivas das Artes Cênicas no Interior Baiano que possui como principal objetivo, discutir sobre as políticas públicas para as artes, desenvolvidas pela sociedade civil e poder público em cada município. O intento deste fórum é reunir dois artistas/educadores/gestores de cada cidade, mais um membro do grupo Finos Trapos (proponente do projeto), e uma mediadora, para que essas discussões possam ser profícuas.  O público-alvo desta ação são estudantes de graduação, pós-graduação, educadores, artistas e gestores públicos.

 Ainda teremos a editoração da publicação de título provisório Alvenarias Cênicas: A(s) Engenharia(s) da Linguagem Teatral em Foco, que tem o intuito de discutir e apresentar um arcabouço teórico que sirva de suporte para artistas interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre técnicas do espetáculo, proporcionando assim, a difusão de princípios e metodologias sistematizadas nessa área ainda pouco fomentada no nosso Estado e no Brasil.

 Vislumbramos que o Alvenarias Cênicas, com a realização das ações: curso, fórum de discussão e a publicação do livro, possibilitará o desenvolvimento e valorização da produção artística das regiões que receberão o projeto, na medida em que permitirá aos artistas da cena aperfeiçoar suas habilidades e ampliar seus conhecimentos sobre essa arte efêmera e em constante mutação.

 

Foto: Leonardo Pastor

Blog