Mostra Cênica Oficinão Edição 2012

Foto: Eduardo Oliva

 

Dentro da programação do projeto Trilha de Estórias nos Trilhos do Subúrbio, o Grupo de Teatro Finos Trapos irá realizar a sétima edição do curso Oficinão Finos Trapos.

Trata-se de um curso de capacitação profissional, com carga horária de 40h, oferecido gratuitamente aos participantes, com Mostra Cênica e certificação ao Final do processo.  Foi criado com o objetivo de ser uma atividade pedagógica voltada para artistas com experiência mínima no ramo das Artes Cênicas que compartilha o processo colaborativo de criação sistematizado pelo Finos Trapos ao longo de sua trajetória, além de difundir a filosofia e sistematização do modo de operar em Teatro de Grupo.

Depois de seis edições, hoje o Oficinão Finos Trapos é uma referência na área da Pedagogia do Teatro como ação de formação sistematizada por grupos teatrais na área da educação não-formal.

O intuito dessa atividade pedagógica de formação de artistas e vivência de processo de criação. Por esse motivo são ministradas aulas teóricas e práticas distribuídas em eixos de abordagem que versam sobre os princípios que fundamentam a filosofia de trabalho do grupo.  São eles:

     Eixo I - Colaboração no treinamento do ator;

     Eixo II – Dramaturgia da sala de ensaio;

     Eixo III – Gestão e produção colaborativa;  

 

Isso possibilita aos participantes uma imersão na filosofia de trabalho e procedimentos de trabalho próprios do Teatro de Grupo, tendo como parâmetros as ferramentas e procedimentos de trabalho em processos de criação artística desenvolvidas pelo Finos durante a sua trajetória de 12 anos atividades continuadas. Assim, além de contribuir para a formação dos participantes o curso contribui para difusão, o fortalecimento e a sistematização desse modo de operar com as artes cênicas.

 

Público Alvo

 

O curso destina-se a intérpretes e encenadores, com idade acima de 18 anos e de experiência mínima comprovada no ramo das Artes Cênicas.

É realizado um processo seletivo composto de análise curricular e de dados informados no Formulário de Inscrição. Os critérios adotados para a seleção serão:

     

 1.Ter experiência mínima comprovada no ramo das artes cênicas nas funções de intérprete, encenador e dramaturgo e/ou produtor de teatro;

2.Ordem de inscrição;

3.Será priorizada a participação de artistas do subúrbio ferroviário de Salvador e estudantes da rede pública de ensino (básico ou superior);

4.Integrantes de grupo de teatro (amador ou profissional) da Cidade Baixa e Subúrbio também terão prioridade na inscrição;

 

PERÍODO DAS INSCRIÇÕES:  de 01 a 15 de Setembro de 2017.

 

COMO? Clique aqui para realizar sua inscrição! *

 

QUANDO SERÁ O CURSO?  18 de Setembro a 18 de Outubro de 2017 (aulas) │ 20 e 21 de Outubro de 2017 (Mostra Cênica)

 Aulas: Segundas e Quartas das 18:00 às 21:00 │ Mostra Cênica: Sexta e Sábado das 14 às 18h

 

CARGA-HORÁRIA: total de 42h

  

LOCAL DAS AULAS: Sala Multiuso da Casa do Benin (Rua Padre Agostinho Gomes, 17, Pelourinho)

 

LOCAL DA MOSTRA CÊNICA:  Teatro Gregório de Matos (praça Castro Alves, s/n)

 

 

*No caso de dificuldade no acesso ao formulário online, solicite o formulário para preenchimento através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

Serviço:

 

O que: Curso Oficinão Finos Trapos

Quando:  Setembro/Outubro de 2017

Quanto: Gratuito

Onde: Casa do Benin e Teatro Gregório de Matos

Inscrições:  www.grupofinostrapos.com.br

Realização: Finos Trapos Produções.

Apoio financeiro:  Edital Arte em Toda Parte - Ano III, realizado pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) da Prefeitura de Salvador.

 

 

Clique aqui para saber mais detalhes sobre as Edições Anteriores do Oficinão Finos Trapos

 

 

 

 

 

Blog