Um traço importante da trajetória do Finos Trapos é que, desde que o grupo enveredou pelo estudo das matrizes indentitárias da cultura de tradição popular do sudoeste baiano como fonte de pesquisa para seus produtos cênicos, os seus membros passaram a estabelecer estratégias de relação entre os estudos que tinham contato no meio acadêmico e a prática artística que desenvolviam no coletivo.

Essa característica, que frisamos ser um diferencial, vez que boa parte dos artistas brasileiros se preocupa essencialmente com o fazer, destinando pouca atenção à reflexão e teorização – justamente à passagem dos membros do grupo pela Escola de Teatro da Universidade federal da Bahia. Ali, durante todo o tempo, éramos incentivados a sistematizar e gerar conhecimentos entendendo teoria e prática artística como interfaces indissociáveis. Parte dos membros do grupo, inclusive, se iniciaram como pesquisadores durante a graduação através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC - CAPES – CNPq).  Algumas das ferramentas apreendidas por estes estudantes bolsistas muitas vezes eram compartilhadas no Finos Trapos, o que contribuiu para apurar o olhar do grupo em direção à sistematização dos seus procedimentos de criação. Atualmente a maioria dos nossos integrantes já possuem cursos de pós-graduação, desenvolvendo pesquisa em diversificadas linhas de abordagem, o que naturalmente reforça ainda mais a vocação do Grupo para a sistematização de ações voltadas aos campo da reflexão crítica.

É a partir do contato com os procedimentos difundidos no meio acadêmico e desse movimento de reflexão sobre a sua prática que o Finos Trapos passou a conhecer e se debruçar sob a prática de procedimentos como o processo colaborativo de criação, modos de produção em Teatro de Grupo, dispositivos de aprendizagem na educação não formal, dentre outras temáticas, e consolida-se hoje como referência e objeto de pesquisa científica. 

Pensando nisso, criamos esse espaço de compartilhamento do que vem sendo produzido pelo e sobre o Finos Trapos e que gera publicações dos mais diversos formatos. Aqui você terá a oportunidade de conhecer e adquirir essa produção, sendo boa boa parte dela disponibilizada gratuitamente.

Por enquanto, disponibilizamos apenas os livros publicados pelo Grupo. Em breve, vocês poderão adquirir teses, dissertações, periódicos e artígos publicados.

Fique atent@ e Boa leitura!

 

Foto: Polis Nunes

Fina Agenda Resumida

Blog